Tenho a mesma idade do Jorge Hilário Dias da Silva, 51 anos, e o conheci em 1973, não em brincadeiras típicas de Grajaú da época, mas vendendo bolos, aos 7 anos na rua para a ajudar a mãe e a para custear os estudos e a leitura no antigo primário.

Como eu morava na rua Patrocínio Jorge (mais conhecida como Rua da Tarrafa), em frente à casa do professor Manoel Abreu, dentista e Diretor do Ginásio Antoniano, depois Colégio de Santo Antonio, tínhamos a Luciene Abreu, hoje dentista em São Luís, o Fernando Abreu, poeta, escritor e Jornalista respeitado no Maranhão e o Dr. Felipe Abreu, médico cirurgião em São Luís.

Jorge vendia na cidade toda, era campeão de vendas, já apontando a vocação administrativa, gerencial e de liderança entre os vendedores da Dona Teresa, pois os seus bolos eram vendidos por muitos meninos também em toda a cidade, ainda pequena.

Forte a amizade com a Dona Percília, mãe do Késio e da Keila, com os pobres especificamente da época até por ser e ter mais afinidade com a classe menos abastada da cidade, mas tinha uma boa interface com os “ricos” de Grajaú e era respeitado por eles.

Na Gestão do Prefeito Dr. José Jorge, que o ajudou e nos ajudou muito com a sua cultura, pois, além de prefeito, dava aulas no Bandeirante e no Antoniano, e conseguiu alcançar e ajudar muito, pela sua cultura geral, essa geração de meninos e adolescentes dos anos 70-80.

Carlos Filho e Carlos Henrique, filhos do então Secretário da Prefeitura, Antonio Carlos Jorge, são nossos grandes amigos desde os anos 70, quando vieram de Lago da Pedra, onde o pai fora Prefeito, de 1972-1976.

Jorge Hilário conhecia todos os meninos, os adolescentes da época, pelo carisma e a interação através do Futebol, Cidade Alta, Trizidela, Rua da Ponte de Madeira, Ponta Fogosa, Bairro Rodoviária e em especial da Rua do Limoeiro, onde há projeto para tornar-se Bairro do Limoeiro, pois Grajaú nasceu ali, chamada Rua Nova, “Rua do Buru”, como eram chamados os Cabarés da época, onde morava, sempre teve o respeito e “a fineza no tratar”, herdados da mãe, nas sábias palavras do Dr. Vanderlei, aliado à sua palavra afetuosa de apoio, de estímulo a prostitutas, ex-prostitutas, alcoolistas da época, sempre aliviaram os sofrimentos de uma cidade pobre, em que algumas mulheres lançavam mão desse expediente para sobreviver, para não passar fome.

Tinha o apoio da Teresa, mãe dele, do meu pai, Kardec Barros, e do Dr. Zé Jorge, do Dr Zé Eloi, que formavam uma força-tarefa visando acolher essas mulheres e reintegrar na ainda sociedade grajauense, tão preconceituosa e segregante.

Foco e força enormes em vencer para ajudar Jorge Hilário sempre teve. Com o apoio do Dr. Zé Eloi e do seu pai, Newton Costa, foi para São Luís e ingressou na Universidade Federal do Maranhão, no Curso de Jornalismo junto com Márcio Jerry, hoje Supersecretário do Governador, Flanklin Douglas, hoje Professor Doutor em Comunicação da Universidade Federal, tendo infelizmente que interromper o Curso para assumir o Banco Nacional, por questão de subsistência.

Morava em pensionatos, antes em casas de família. Corretor de Seguros de Veículos, aliando sempre a atividade privada e de vendas, gestão empresarial e de recursos humanos, assumiu a convite do Dr. Elpidio, cargo de Direção no Instituto de Previdência do Estado do Maranhão -IPEM, onde teve honrosa menção por ter feito um excelente trabalho, no início dos anos 90, gestão Edison Lobão.

Seguiu na vida privada, como Consultor de Seguros, até 2001, quando ingressou na Secretaria de Justiça e Segurança do Estado, por concurso público, como Inspetor, Agente de Polícia Civil, visando o combate ao crime organizado, veio para Grajaú, aliada à implementação de Cidadania com a reestruturação da Polícia Judiciária, que é a Polícia Civil.

Dos anos 1990 a 2001, capacitou mais, fez vários Cursos no Sebrae -Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, de Gestão Administrativa, Planejamento Estratégico, Vendas, Gestão de Recursos Humanos, o que, já com o dom de empreender políticas públicas, privadas e parcerias público-privadas, aumentou a sua visão de Estado, sempre voltado para o bem estar da cidade natal, Grajaú.

Voltou a São Luís e completou a sua formação Administrativa, graduando em Administração pelo Uniceuma.

Retorna a Grajaú, e de 2001 a 2010, a semente fora plantada, onde na ocasião o Prefeito Capitão Junior Otsuka, sabedor da sua capacidade, Honestidade e currículo, o convida para a Secretaria de Segurança, Justiça e Cidadania de Grajaú onde faz um grande trabalho, pois foi também responsável pela Guarda Municipal, no sentido de inculcar uma visão humanizada da Justiça e Segurança Pública nos Grajauenses, estendendo para as outras áreas Sociais, como o Ambiente e Saúde.

Aliado e contando com o apoio e confiança irrestrita do Deputado Federal Aluísio Mendes, ex-Secretário de Segurança do Estado e um homem probo, do PTN, e a popularidade, o carisma que sempre foi a sua marca, filia-se ao PTN e logo eleito Presidente Regional em Grajaú, com o apoio da Prefeita Maura Jorge Ribeiro, de Lago da Pedra, Presidente do Partido no Estado no sentido somar forças, trazer mais recursos para Grajaú, como já foi conseguido, mesmo sem mandato eletivo.

Bem, meus amigos, meus conterrâneos, o legado do Jorge Hilário, da sua infância pobre, conhecedor das causas sociais, dos gargalos que empobrecem a nossa gente, da sua luta árdua contra a corrupção e corruptos que sucatearam a máquina pública da cidade, do Estado e do Brasil, e as soluções, as suas propostas, a vontade e a coragem em melhorar a qualidade de vida do Grajauense, muito o credencia para o Parlamento Municipal, pois há algumas décadas a nossa geração, a do Jorge Hilário quer mostrar uma nova política, dentro da transparência, do respeito ao eleitor, convivendo com este, o verdadeiro detentor do mandato, discutindo a melhor proposição para tornar Grajaú uma cidade limpa dos velhos assistencialismos, do dando-que-se-recebe, da politicagem hipócrita, através de projetos e propostas para uma nova cidade, sonhada por todos nós – TRABALHO.

Diante do que explanei, mesmo me alongando, o candidato mais capacitado, independente, para assumir a Câmara de Vereadores é o Jorge Hilário! Uma História exemplar, uma grande biografia, um grande legado e muito a fazer.

Brasília, 11 de Setembro de 2016 Allan Duailibe, médico grajauense, filho do vereador Kardec Barros e conhecedor do menino, do adolescente, do jovem e do homem público Jorge Hilario, futuro vereador de Grajaú!